Deriva Cartográfica surgiu para possibilitar diálogos visuais entre artistas de diferentes cidades do Brasil. Nos dedicamos à criação colaborativa de imagens experimentais através de trocas de filmes (film swap), produzindo fotografias analógicas de múltiplas exposições que conectam territórios e dissolvem fronteiras.
Em 2022, o coletivo foi organizado em 33 duplas que trocaram e fotografaram 3 filmes cada. Esses pares foram formados de maneira a criar diferentes pontes ao longo do Brasil: conexões entre extremos distantes do país, entrelaçamentos entre rural e urbano, mescla de estilos diferentes, encontros entre culturas distintas.
Assim, através de nosso processo fotográfico, criamos cartografias ficcionais que celebram a pluralidade de culturas do Brasil, oferecendo pontos de vistas variados sobre nossa história e nosso presente. As fotografias que constituem nossos mapas visuais celebram a grande diversidade de modos de se ocupar, percorrer e produzir os territórios em que nossas vidas se desenrolam. Por isso, os lugares e corpos que revelamos estão sempre em trânsito e atravessamento: aqui e ali, agora e depois, antes e agora. Nossas criações desafiam as demarcações geopolíticas oficiais para criar outras imagens-paisagens do que é esse Brasil, tão vasto e profundo.
CONCEPÇÃO: Mariana Sassine e Yuji Kodato
Selecionado por Itaú Rumos Cultural
________________________________________________________________
FOTOGRAFIAS POR
 REBECA BENCHOUCHAN (GO) E BRENO BARROS (PA)
Publicação Impressa "VOLTEI PORQUE TE AMO"
por Editora Griss
Back to Top